MISSÃO
A missão representa a
razão da existência de uma organização. Significa a finalidade ou o motivo pelo
qual a organização foi criada e para que ela deva servir. Uma definição da
missão organizacional deve responder a três perguntas básicas:
Quem somos nós?
O que fazemos?
Por que fazemos?
A
missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e
para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar
os objetivos da organização, e seus valores básicos e a estratégia
organizacional.
VISÃO
É a imagem que a
organização tem a respeito de se mesma e do seu futuro. É o ato de ver a si
próprio no espaço e no tempo.
O termo visão é utilizado para
descrever um sentido claro do futuro e a compressão das ações necessárias para
torná-la rapidamente um sucesso. A visão representa o destino que a empresa
pretende transformar em realidade.
A
visão estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para
o futuro, a fim de orientar o comportamento dos seus membros quanto ao destino
que a organização deseja construir e realizar.
A
falta de uma visão dos negócios é profundamente prejudicial, pois desorienta a
organização e os seus membros quanto às suas prioridades em um ambiente mutável
e competitivo.
VALORES
São os compromissos e princípios
éticos nos quais a organização baseia a sua conduta.