OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS (CONCEITOS)




OBJETIVO ORGANIZACIONAL
O objetivo organizacional se refere a um conjunto de objetivos desejados pela organização.
A visão organizacional proporciona o foco no futuro e oferece as bases para a definição dos objetivos organizacional a serem alcançados. Os objetivos devem atender simultaneamente a seis critérios, que são:

  1. Ser focalizado em um resultado a atingir e não em uma atividade.
  2. Ser consistente, ou seja, precisa estar amarrado coerentemente a outros objetivos e demais metas da organização.
  3. Ser específico, isto é, circunscrito e bem definido.
  4. Ser mensurável, ou seja, quantitativo e objetivo.
  5. Ser relacionado com um determinado período, como dia, semana, mês e número de anos.
  6. Ser alcançável, isto é os objetivos devem ser perfeitamente possível.


 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Quase sempre, estratégia significa mudança organizada. Toda organização precisa ter um padrão de comportamento holístico e sistêmico em relação ao mundo de negócios que a circunda e onde opera.
A estratégia organizacional não pode estar somente na cabeça dos dirigentes da organização. Ela precisa estar também na cabeça e no coração de todas as pessoas. São as pessoas que a implementam realizam e provocam resultados.