CURVA ABC

Curva ABC é um importante instrumento para se examinar estoques,
permitindo a identificação daqueles itens que justificam atenção e tratamento adequado quanto à sua administração.
Consiste na verificação, em certo espaço de tempo (normalmente 6 meses
ou 1 ano), do consumo em valor monetário, ou quantidade dos itens do estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância.
Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor ou da
quantidade, dá-se denominação de itens da classe A, aos intermediários, itens da classe B, e aos menos importantes, itens da classe C.
A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B.
A Curva ABC é muito usada para a administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, para estabelecimento de prioridades, para a programação da produção, etc.

Como se obtém a curva ABC
Para obter a curva ABC Será necessário ordenar os itens para serem analisados conforme sua importância relativa no grupo. Os itens de cada grupo permanecem durante as condições que possam afetar os itens como: (preço,  consumo, vendas, etc.)

Clique na imagem para ampliá-la


Para a definição das classes A, B e C, no exemplo abaixo adotou-se o seguinte critério.
- classe A (3 primeiros itens) = 64%;
- classe B (14 itens seguintes) = 31%;
- classe C (102 itens restantes) = 5%.

Clique na imagem para ampliá-la
Os itens da classe A, tendo em vista seu valor, devem ser rigorosamente controlados, e também devem ter estoque de segurança bem pequeno.
O estoque e a encomenda dos itens da classe C devem ter controles simples, podendo até ter estoque de segurança maior. Já os itens da classe B deverão estar em situação intermediária.

Clique na imagem para ampliá-la