BENCHMARKING

 

Olá pessoal!

Hoje trouxe mais uma ferramenta de qualidade para conhecermos melhor.

image

Benchmarking é a arte de descobrir como e por que algumas empresas podem desempenhar muito mais tarefas e bem melhor do que outras. O benchmarking permite comparar as diferenças em termos de qualidade, velocidade e desempenho em custos de uma empresa com outras de classe mundial. O propósito de fazer benchmarking é melhorar ou tentar imitar o desempenho de empresas bem-sucedidas.

Os japoneses usaram o benchmarking no período pós Segunda Guerra Mundial, copiando produtos e práticas americanas. Em 1979, a Xérox empreendeu o primeiro projeto de benchmarking nos Estados Unidos. Desejava aprender como as concorrente japonesas – como a Sharp, Cânon, Ricoh, Nashua – produziam copiadoras melhores a um preço abaixo dos custos de produção da Xérox. Ao comparar e analisar as copiadoras japonesas praticando a chamada “engenharia reversa”, a Xérox aprendeu como melhor a qualidade e reduzir os custos de suas copiadoras. Ela não parou aí. Foi além, levando outras questões, como: nossos engenheiros e cientistas estão entre os melhores em suas respectivas especialidades? Nosso marketing, vendedores e práticas estão entre os melhores do mundo? Estas questões exigiam a identificação das “melhores empresas” para aprender com elas. Embora o benchmarking focalizasse o estudo dos produtos e serviços de outras empresas seu escopo expandiu-se incluindo processos de trabalho, funções administrativas, desempenho organizacional e o processo completo de agregar valor.

Agradeço a atenção de todos e até a próxima.